Danças de Salão

 

As danças de salão, tornaram-se populares nos anos 20/30, quando um grupo de britânicos desenvolveu as danças modernas (Valsa inglesa; Foxtrot; Quickstep e o tango) e, um grupo de músicos cubanos apresenta em Nova Iorque, a Rumba Quadrada, a primeira dança a fazer parte das danças de salão! O sucesso foi tal que depressa se estenderam a outros ritmos, como o samba, Jive, paso doble e chá-chá-chá, danças que hoje em dia fazem parte do conjunto de danças latino-americanas mais dançadas no mundo inteiro.
A paixão e dedicação que alguns pares de dançarinos sentem pelas danças de salão, leva-os muitas vezes à competição, daí hoje em dia ser considerada uma dança desportiva.
Mas estes sentimentos não se resumem a quem entra em competição, quem começa a dançar nunca mais quer parar!
É uma actividade rica que concilia vantagens ao nível físico, social e psicológico.
Desenvolve a coordenação motora e o sentido rítmico, ao mesmo tempo que trabalha todos os músculos de uma forma leve e descontraída.
É uma actividade indicada para todas as faixas etárias, tendo estas as aulas um reflexo importante no convívio social de quem as pratica.

Para quem quer entrar nas competições de danças de salão normalmente vai já com um parceiro que tambem tenha o gosto e objectivos comuns.

As idades variam desde os pequeninos até aos mais velhos.

Esta é a unica dança que temos que pode ser levada a nivel nacional com as competições.